Advogado de MT entra com recuperação judicial de gigante do agro em Tocantins

A Foco Agronegócios S/A protocolou nesta semana o pedido de recuperação judicial. Com dívidas que superam R$ 150 milhões, a empresa já enfrentava problemas desde a Safra de 2015/16, ano que uma forte seca atingiu os estados do Maranhão, Bahia, Piauí e Tocantins.

O pedido foi feito pelo advogado Antonio Frange Júnior, que trabalha exclusivamente com Recuperação Judicial, tendo feito quase 300 recuperações judiciais em todo o país.

Em seu pedido, Frange destaca que o grupo colaborou com a ampliação do setor agrícola de Guaraí, Palmas e grande região tocantinense, abrangendo inclusive os estados do Pará, Bahia e Maranhão, gerando emprego na região.

A empresa, que surgiu em 2012, no município de Guaraí (TO), teria passado pelos primeiros problemas financeiros em 2015, pela seca de 45 dias, que afetou a Safra e a Safrinha, fazendo com que sofressem com a alta inadimplência dos produtores.

Em seguida, a Focoagro voltou a enfrentar problemas em 2018, com a greve nacional dos caminhoneiros, que dobrou o preço do frete. “A greve coincidiu com o período da entrega dos insumos agrícolas e, com esse aumento do frete, a margem de lucro da empresa ficou comprometida, agravando a crise financeira”, explica Frange.

Na ação, Frange ressalta que a Focoagro possui um forte lado social e participa ativamente de projetos que visam beneficiar a comunidade.

 

Fonte: Folha Max