Crise financeira: 3 pilares que sustentam uma empresa

Você sabia que 85% das empresas fecham por não enxergarem onde está a verdadeira causa de uma crise?

A maioria das empresas ataca o sintoma da crise, a falta de dinheiro pode ser apenas o que você consegue enxergar. Talvez, a solução esteja em outro ponto, que você ainda não está vendo.

Existem 3 pilares que sustentam uma empresa, que ajudam a superar uma crise, e isso está totalmente relacionado a como sua empresa está organizada.

1. Estrutura operacional

É no pilar operacional que sua empresa faz dinheiro. Também chamado de core business, é o que faz todos os dias a sua fábrica, o seu comércio ou sua consultoria para atender seus clientes.

Imagine que você tem uma fábrica de chocolates, provavelmente deve ter um departamento de compras, um processo para transformar o cacau em chocolate, um departamento de qualidade, entre outros.

Sua estrutura operacional é como essas áreas se interagem. A maneira que cada uma delas executa suas atividades e como isso gera dinheiro para você.

2. Estrutura estratégica

O segundo pilar é o estratégico. Aqui é a sua parte, sua “praia” e, teoricamente sua zona de genialidade. Onde você produz 200% melhor do que em qualquer outra função. Estratégia é o que conduz a sua empresa e se você não dedica pelo menos 80% do seu tempo a isso, está na função errada.

A estratégia define os passos que sua empresa deve dar. E como executar esses passos. As mudanças, melhorias, alternativas devem vir da sua estrutura estratégica e independe do tamanho da sua empresa e isso tem que funcionar assim.

3. Estrutura financeira

O terceiro e último pilar é a estrutura financeira da sua empresa. Aqui é onde a maioria das pessoas falha. A diretoria, executivos, contadores, advogados e gestores, dificilmente enxergam a estrutura financeira como algo que pode ser gerenciado e, principalmente, sentem o impacto quando as coisas pioram de verdade.

Se sua estrutura financeira não está organizada corretamente, você deve ter dinheiro escorrendo por ralos e não está vendo. E se você parar para analisar o contexto vai perceber que isso precisa ser reestruturado.