O segredo das empresas bem sucedidas

Por que algumas empresas são bem-sucedidas enquanto outras lutam para sobreviver? É o segredo melhores produtos, melhor marketing, produção mais eficiente, melhor qualidade, entrega no prazo? Ou é alguma combinação da maneira que a empresa opera e a qualidade de sua gestão?

Questões como estas demandam respostas se a empresa será bem-sucedida em um ambiente crescentemente turbulento e competitivo de hoje. As respostas são muitas, mas todas elas focam em uma exigência básica. Veja:

Oferecer valor para seus clientes

Para ter sucesso, uma empresa tem que oferecer valor para seus clientes. Valor representa a percepção do cliente do que lhe é entregue, a que preço e com quais características que atendem suas necessidades reais. Entre muitas respostas podemos citar, talvez a mais importante, a inovação.

Investir em inovação

Inovação é o fator chave para qualquer empresa continuar em um negócio e manter um crescimento sustentável. As empresas que investem na inovação são aquelas que continuarão crescendo.

Estamos falando da inovação em produtos, processos e tecnologias de produção e na qualidade de gestão. Em termos de produtos, as empresas líderes do mercado estão focadas no atendimento das necessidades dos consumidores, entregando mais valor.

Veja o caso do detergente OMO, está sempre inovando nas características do produto e/ou embalagens e agregando novos benefícios ao seu produto. Inovam nos processos e tecnologias de produção, como novas fábricas mais modernas com muita automação, tudo isso significa produzir com mais eficiência e ter liderança em custos, preços mais atrativos para os consumidores ou margens de lucros mais elevadas.

Melhorar a gestão do negócio

Também, pouco adianta se não houver inovação na gestão do negócio. Melhor qualidade de gestão no marketing e comercial, tais como, propaganda, promoções, esforços de venda, na produção com novos processos, automatizações, novo layout, lean manufacturing entre outros, nas finanças e contabilidade através de planejamento financeiro, fluxo de caixa, análises de rentabilidade de produto/mercado/cliente, e em outras áreas como recursos humanos, pesquisa e desenvolvimento, sistemas de informação, etc.