Blog

Dicas, notícias e conceitos sobre recuperação judicial de empresas

Pedidos de falência caem 14,8% de janeiro a outubro, diz BoaVista SCPC

Em contrapartida, as falências decretadas subiram 12,5%; pedidos de recuperação judicial subiram 6,3%

Os pedidos de falência no Brasil recuaram 14,8% de janeiro a outubro ante mesmo período de 2017, divulgou a empresa de informações de crédito Boa Vista SCPC nesta segunda-feira (5). Em contrapartida, as falências decretadas subiram 12,5%.

Para a Boa Vista SCPC, a queda nos pedidos de falência no acumulado do ano reflete “a melhora nas condições econômicas, que permitiu às empresas apresentarem sinais mais sólidos nos indicadores de solvência”.

No mês de outubro, os pedidos de falência subiram 8,2% em relação a um ano antes e 18,9% sobre setembro.

Recuperação judicial

De janeiro a outubro, os pedidos de recuperação judicial subiram 6,3%, e avançaram 12,8% mês a mês. Já na comparação entre outubro de 2018 e o mesmo mês do ano anterior, os pedidos caíram 6,4% contra outubro de 2017.

Uma das empresas a pedir recuperação judicial em outubro foi a Livraria Cultura, que recorreu a essa medida após encerrar as atividades da Fnac, rede francesa de livrarias e produtos eletrônicos.

Em agosto, o Grupo Abril decidiu entrar com pedido de recuperação judicial, como forma de tentar reequilibrar as contas da empresa. No mesmo mês, a empresa de cosméticos Contém 1g teve seu pedido de recuperação judicial aceito pela Justiça.

Em julho, o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), protocolou plano de recuperação judicial da estrutura, buscando soluções para a dívida de R$ 2,88 bilhões.

Fonte: G1/ Reuters